Ah Minas! – Passos Motorcycles 2018

Antes de mais nada, o motivo de tanto tempo entre o último post (Barretos Motorcycles) e este foi por problemas técnicos. Meu pc quebrou.

Passos/MG

Quem acompanha meus textões por aqui sabe que tenho profunda admiração por Minas Gerais! Ô terra boa!

Passos fica a 322km de São José do Rio Preto/SP, minha cidade, e quem começou com a ideia de ir pro encontro foi meu amigo Eloi. Ele já trabalhou como técnico de som em casa noturna e em um desses trabalhos conheceu a banda Old Chevy. Segundo ele, a banda era muito boa e a gente tinha que ir de qualquer forma.

Desde o ano passado venho me preparando para uma das maiores aventuras da minha vida: viajar de moto pela Bolívia, Chile e Peru. Essa é uma viagem longa e custosa e qualquer R$1,00 pode fazer falta, hehe. Dei umas pesquisadas aqui e acolá e descobri que o evento era muito bom, fiz umas contas e com o apoio da galera finalmente decidi ir.

Saímos daqui no sábado, 18/8/18, cedo, (o Eloi pra variar atrasou rsrs).

Turma na saída para Passos_MG
Da esquerda pra direita: Eu, Xurastei, Guy, Ed(foi apenas na saída), Fernando e Eloi

Seguimos pela rodovia Assis Chateaubriand, minha NC750X (Xurastei foi de garupa comigo), Ducati 1200, CBR650 e a CB1000. Passamos por Olímpia e Barretos/SP, inclusive estava tendo Festa de Peão. Estava bem frio, mas a jaqueta nova aguentou bem (vou fazer um post sobre ela).

Na região de Franca/SP (200km de viagem) as motos speed começaram a dar sinal de falta de combustível, andamos por uns 30km com elas na reserva até chegarmos no posto. Abastecemos e enquanto pra completar a NC ficou R$39,00, média de 23km/l a CBR650 ficou R$64,00 e média de 17km/l. Passos é uma típica cidade mineira com ruas de pedra, casas simples, morros, lugares tranquilos, mas avenidas movimentadas e vida noturna pulsante. Chegamos e fomos para a chácara que o Guy arrumou com um parente. No caminho paramos num mercadinho pra comprar algumas coisas, um menino se aproximou e pediu para acelerar a moto do Eloi e ouvir o ronco do escapamento. Ele deixou e o menino abriu um sorriso de ponta a ponta se divertindo com os amiguinhos. Foi uma cena muito bacana. Devidamente instalados partimos para o evento.

Passos Motorcycles

Entrada de Passos_

A cidade estava bem movimentada, muitas motos na avenida principal e muita gente nos bares. Chegamos ao recinto e tinha uma boa organização, motos entrando enfileiradas, atendentes educadas, deram um copo com água de cortesia, rápido acesso, máquina de cartão e pulseira de entrada. Valor: R$60,00. Feito o check-in eu ganhei um papel escrito à caneta com o número da placa da moto que devia ser apresentado na saída para poder liberar a moto. Podia entrar e sair quantas vezes quisesse.

Já dentro do recinto, muitas motos de todos os tipos, área de camping coberta já inclusa na entrada, podia entrar com cerveja, bebida, carne. Como chegamos na hora do almoço fomos forrar o estômago.

Comida Mineira

Sim, vou ter que falar da comida mineira.

Parte 1. Pedimos uma porção e veio tipo uma fraldinha, linguiça caseira e uns pães. Monster!!! Muiiiiiito bom! E o atendimento mineiro? Cordial demaisssssss!

Porção mineira de Fraldinha, Linguiça Caseira e Pão
Esta é a metade da porção. Valor: R$30,00 pilas

Também tinha isso. Pelamor! Os caras são fodas!

Paella Mineira
Paella… só que mineira

Técnico de Som Louco

De estômago cheio era só curtir. O evento tinha três áreas de banda: uma com bandas de motociclistas, outra com bandas mais profissa e o palco do show principal com um globo da morte bem próximo. Os vídeos do globo da morte você pode ver nos destaques do Instagram Motorando.

Banda A Dama e os Vagabundos do Rio de Janeiro
Banda A Dama e os Vagabundos (sonzeira)

A equipe de som pecou um pouco na qualidade e atenção na hora do show ao vivo, ai o Eloi e o Xurastei tiveram a brilhante ideia de dar uns toks no técnico de som, tenho que admitir, o som ficou melhor mesmo.

Um dos técnicos de som era meio louco ouviu os conselhos dos caras e depois falou: Cara, tem uma música que curto pra carai e não sei o nome. Será que vocês conhecem?. Ela é assim: Bewww bbbbbb bew.

Isso virou a piada da noite.

Técnico de som Maluco
Eloi, Xurastei e o técnico de som muito loko

Triciclos Estilizados

Demos uma volta no recinto e tinha moto e triciclo de todo tipo. Uns mais enfeitados, outros exóticos, relíquias. Foi uma bela exposição.

Triciclo Caveirista
Tem até uma arma ali no canto hehe

Achei interessante e diferente o nome deste Motoclube.

Motoclube Missionários da Profecia

Para minha surpresa, esse foi o encontro que vimos mais NCs. Contamos pelo menos umas 12. Isso é muito bom porque fortalece o grupo e mais fortes podemos exigir das concessionárias preços mais acessíveis de peças e manutenção.

Também encontramos esse casal de Rio Preto que também tem um blog.

Turma de São josé do Rio Preto em Passos_MG

Às 18h em ponto começou o show da Old Chevy.

Banda Old Chevy
Old Chevy – A banda toca um som dos anos 50 e 60. Diferentão

Assistimos o show e voltamos para chácara, não ficamos pro show do Biquini Cavadão.

Capitólio

No domingo levantamos, tomamos café da manhã dos campeões com direito a churrasco, os speedeiros deram trancos nas motos porque estavam com as baterias arriadas hehe e fomos rumo à Usina de Furnas.

NC750X Ducati1200 CB1000 CBR650
As da ponta de lá só no tranco hehe

Um caso interessante foi que paramos no posto para abastecer e vimos pelo menos umas 6 camionetes com carretinha e duas motos speed em cima. Acho bem estranho para quem vai a encontro de motociclista levar as motos na carretinha, mas cada um é cada um.

O posto onde abastecemos estava praticando um preço para pagamento em dinheiro e outro preço mais caro para pagamento em cartão. Estamos de olho!

A Usina de Furnas fica a uns 40km de Passos entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória/MG.

Canion na Região de Furnas
Lá na água tem tipo um bar flutuante para calibrar a cana

O Rio Grande estava bem seco e a vegetação também, mas no meio do mato seco encontrei cor.

Flor no meio do mato seco

Usina Hidrelétrica de FurnasUsina Hidrelétrica de Furnas

Mirante da Usina Hidrelétrica de Furnas
Calor brabo. Ainda bem que tinha um carrinho de picolé nesse mirante

Para chegar até esse mirante você tem que passar por cima da barragem com uma vista bem legal, mas fica um guardinha apiteiro chamando atenção de quem para no meio da barragem.

Comida Mineira

Saímos de Furnas e partimos no rumo de casa. Na cidade de Capetinga/MG o Guy sugeriu de paramos para almoçar. Que ideia!

Parte 2: Paramos para almoçar num lugar chamado Restaurante Ranchão. Fica na beira da rodovia em um espaço de uma escola municipal.

Restaurante Ranchão em Capetinga_MG
Entrada do restaurante Ranchão em Capetinga/MG

Como sempre a comida feita em fogão a lenha estava deliciosa, mas o destaque desta vez foi para o doce de leite de sobremesa. Estava tão bom que levei um pote pra casa.

Comida mineira no fogão a lenha
Tragam uma medalha para o inventor do fogão a lenha

Volta pra casa

Descansamos uns 20 minutos e partimos para casa. Na região de Barretos/SP, o trânsito estava pesado. Um maluco em uma CB Twister começou a seguir a gente e fitar as motos, achamos que era amigo do garupeiro, Xurastei. Ele vinha do lado das motos e ficava olhando e olhou uma a uma. Estava andando muito perto, teve até um momento que achei que o capacete que ele estava carregando no braço tinha encostado em mim. Foi esquisito.O trânsito abriu e fomos embora.

Graças a Deus chegamos bem. Foi um encontro muito legal com uma galera muito gente fina!

Turma reunida chegando em casa
Parada no Chalé da Pamonha antes de chegar em casa

Até o próximo passeio galera!

NÃO É O DESTINO.

É O TRAJETO.

Mats

10 comentários em “Ah Minas! – Passos Motorcycles 2018

Adicione o seu

1. Sejam sempre vindos a Passos…
    Sou de Passos e dessa vez não estava na cidade durante o encontro (que tem mais de 10 anos e já entrou na agenda do município). Sobre o preço do combustível, a prática do preço diferenciado agora é permitida, mas durante o Encontro alguns postos costumam subir um pouco o preço, seja em dinheiro ou cartão.
    É isso, abraços aí…
    PS. Eu não estava em Passos, justamente porque fui pra Festa do Peão em Barretos, ou seja, provavelmente passamos um pelo outro na estrada, tando indo quanto voltando.