Flecha Prateada na terra do Peão de Boiadeiro – 17º Barretos Motorcycles 2018

Barretos/SP é conhecida mundialmente pela famosa festa de peão que arrasta multidões e fanáticos pelo estilo country, mas entre os dias 21 e 24 de abril a cidade trocou o som do berrante pelo ronco dos motores no 17º Barretos Motorcycles.

Parque do Peão de Barretos
Segura Peãoooooo!

Quem anda de moto aqui acolá está em algum encontro seja pequeno ou gigante como este. No Brasil, pelo que eu conheço, acredito que o Barretos Motorcycles seja o segundo maior, ficando atrás somente do Brasília Capital Moto Week.

Em 2018 foi meu primeiro ano, conversando com motociclistas e garupas mais antigos, todos falavam que eu não ia curtir porque era muita zuera etc. Decidi tirar minhas próprias conclusões. Combinei com meu amigo Eloi e partimos no sábado, 21/04.

O Parque do Peão fica numa avenida retona, na hora que entramos nela começamos a ver vários comboios de motos de diversas cilindradas. Seguimos o fluxo.

Estacionamos na frente do parque e fomos para fila de credenciamento.

Entrada do Barretos Motorcycle
Bom demais ver tantos apaixonados pelas duas rodas
Fila de Cadastramento do Barretos Motorcycle
Fila grande. Gente de todo tipo: speedero, harleyro, tenereiro, nczeiro , viageiro, rsrs

Demoramos uns 30 minutos na fila. Quando estava chegando a nossa vez foi que a fila se separou, se dividiu em quem entrou a pé, com moto e quem ia ficar em camping. Como fomos para ficar em camping a fila estava pequena e fomos atendidos rapidamente. O evento tinha dois tipos de camping: VIP(R$130,00) e Comum. Como somos gente da gente, fomos no comum. Para ficar o dia, a noite no evento + camping + show o custo foi de R$100,00.

A moto vira uma extensão do seu corpo

Para entrar no encontro cada pessoa recebe uma pulseira, aquelas de balada.

Ingresso Barretos Motorcycle
Pulseira pro camping humildão

Mas e a moto, tem perigo?

Ai que eu achei a grande sacada. Olha ali na pulseira. Aquele QRCODE contém a sua identificação com todos os seus dados e informações da moto. A moto também recebe um QRCODE.

Entrada da Moto
Identificação da Flecha Prateada

Para entrar ou sair, obrigatoriamente, a moto e o piloto passavam por uma checagem com aquelas pistolas de preço de supermercado. Dessa forma o piloto só poderia sair com a moto que entrou evitando o roubo fazendo assim com que a moto virasse uma extensão do seu corpo. Esse procedimento dá muita segurança para curtir o evento. Ponto positivo pra organização.

Ah! Na hora de entrar os baús passam por uma revista, acredito que para evitar a entrada de bebida alcoólica e incentivar o consumo dentro do evento.

Camping no Barretos Motorcycles

Chegamos no camping do povão. Churrasco rolando de um lado e do outro som alto. Pensamos: hoje a gente não dorme. Mas quem que tá ali pra dormir, não é mesmo?

Montamos a barraca debaixo de uma árvore, demos um tempo e fomos ver a estrutura do camping. Banheiro próximo e com muitos chuveiros com água quente. Tomadas de energia para carregar celular. Seguranças na portaria monitorando quem entra e sai.

Boa estrutura de camping.

Acampamento montado - Camping no Barretos Motorcycle
Acampamento montado

Partiu! Evento!

Subimos de moto e começamos a andar por um lado e voltar pelo outro. Um monitor nos parou e educadamente informou que havia um sentido para dar volta no evento e que a gente estava na contramão. Nos orientou quanto ao sentido e disse que a polícia estava multando quem fosse flagrado andando no sentido contrário. Mais um ponto positivo para a organização.

Eu e o Eloi no Barretos Motorcycle 2018
Moto devidamente estacionada, agora é só aproveitar

Outro ponto importante que merece destaque era a limpeza e os banheiros. A todo momento tinha uma equipe verificando se estava tudo certo, limpo e se o ar-condicionado estava funcionando. Pois é, o banheiro era climatizado.

Banheiro climatizado no Barretos Motorcycle
Temperatura 18°

Boutiques on e off road

O evento estava cheio de lojas. A Benaz Suzuki, por exemplo, levou seu arsenal de motocicletas para todos os gostos. A Pirelli também estava por lá, lojas de acessórios, capacetes, jaquetas, escapamentos, estúdio de tatuagem (vai que o cara quer fazer um dragão) e até o tão criticado Pneu Technic estava lá (pneu que estou usando rsrs).

Lojas do Barretos Motorcycle
Galera batendo perna
Motos no BArretos Motorcycle
Grandes estacionamentos de moto. Legal demais.
Motos speed no Barretos Motorcycle
Speedeiros em peso
Estande Technic no Barretos Motorcycle
Olha a Technic aí genteee!

Olhando parece fácil

Por volta das 16h começou o show de manobras das motos. Na boa, os caras manjam muito. Já tinha visto algumas manobras em eventos menores, mas nada como no Barretos Motorcycles. O nível dos caras é muito alto. O Cachorrão, piloto de acrobacias deu um show, levantou a galera, olhando parece fácil fazer , mas fico imaginando o tanto de tombo que o cara já tomou pra chegar naquele nível. A moto dele cuspia fogo! A galera ia à loucura.

Manobras no Barretos Motorcycle
A moto parecia o Peão da Casa Própria de tanto que rodopiava

Os carros deram show estourando vários pneus, levando gente da plateia pra dar um rolê, teste pra cardíaco amigo hehe.

“Momento eu não acredito”

A gente estava na grade acompanhando as manobras, eu olho pro lado e falo pro Eloi:

– Cara num é o Digão ali?

O Eloi virou e falou:

– Cara! É o Digão!

O Digão, vocalista do Raimundos estava passeando na boa e parou do nosso lado. Falei pra gente tirar uma foto e na hora que fui fazer o clique acaba a bateria do celular.

Falei:

– Ah Digão! Acabou a bateria então dá um abraço aqui! rsrs

O ponto alto da exibição foi quando as crianças que estão em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, referência no Brasil, participaram da festa. Elas entraram nos carros e também participaram das manobras das motos. Foi emocionante.

Eu e o Eloi com a guerreira do Hospital do Amor
Tietando essa heroína. Exemplo de luta e superação

Depois rolou um leilão de um capacete para angariar fundos para o hospital que agora se chama Hospital de Amor. Conheça e se puder, contribua com qualquer quantia e ajude a salvar mais crianças desse Brasil.

No evento, pela primeira vez rolou manobras com tratores, foi bem legal.

Tratores fazendo Manobras no Barretos Motorcycle
Tratores trabalhando em outro terreno

Nessa exibição houve um imprevisto. Um dos tratores perdeu o time da freada e invadiu o espaço onde estava o público, graças a Deus não aconteceu nada de grave. As pessoas foram rapidamente atendidas, ambulâncias encostaram em menos de dois minutos.

Vídeo aqui

Tiozão da Hornet – KLE621FULL

Não conhecia, mas o meu amigo Eloi conhece e acompanha os vídeos no Youtube. Ele estava lá com um estande fazendo teste de velocidade nas motos obviamente em um ambiente controlado e seguro.

Motos testando o limite de velocidade

No tempo que fiquei por lá, algumas motos chegaram a incríveis 310km/h. Eu acho impensável atingir essa velocidade nas nossa rodovias, deve ser porque eu ando devagar vendo a paisagem hehe

Tiozão e o Eloi
O Tiozão é uma simpatia. Parou o que estava fazendo para tirar uma foto com o Eloi

Preços

Fazer um evento dessa proporção custa caro e de alguma forma isso é repassado pro público. Para entrar no evento todo mundo precisa comprar um cartão pré-pago e colocar créditos para consumir qualquer coisa, seja uma água, cerveja ou refeição.

Cartão recarregável

Em vários lugares ficavam pessoas identificadas fazendo a recarga, aceitavam cartão de crédito e débito.

Água – R$5,00

Cerveja Brahma – R$6,00

X-Tudo – R$20,00

Rock comendo quente

A tarde inteira rolou um som, boas bandas tirando o melhor do rock em um espaço com boa estrutura, tendas como uma praça de alimentação, todo mundo sentado, comendo, tomando uma.

A entrada no evento dá direito para passar o dia inteiro e à noite também pra curtir os shows principais.

Quem apareceu por lá também foi meu amigo Guilherme Bordon com sua Honda Lead. No final do evento, umas 3h da manhã encarou a rodovia de volta pra Rio Preto. Um maluco.

O Raimundos abriu o palco principal com o meu amigo Digão tocando os clássicos da banda e fazendo a galera cantar junto. Eu saí até no Instagram do Digão, ali do lado direito.

Raimundos no Barretos Motorcycle
Raimundos

A banda levantou a galera com os clássicos Deixa eu Falar, Puteiro em João Pessoa, Eu quero ver o Oco e Mulher de Fases.

Outro ponto positivo da organização foi a eficiência da equipe de bombeiros. Tinha um bebum deitado, de repente os bombeiros apareceram preparados para atender um coma alcoólico, felizmente o cara estava de boa, só dando uma relaxada mesmo.

Equipe de Bombeiros realizando atendimento
Parabéns à equipe dos bombeiros pelo belo trabalho

Depois do Raimundos quem finalizou a noite foi o Sepultura com seu som pesado e potente, mas depois de um dia intenso não deu pra ficar até o final do show e curtir a famosa Roots Body Roots, ouvi da barraca.

Sepultura no Barretos Motorcycle
Sepultura

O camping estava num silêncio e foi tranquilo para dormir. Acordamos cedo, levantamos acampamento e partimos pra casa. No caminho aconteceu uma coisa muito legal.

No sentido contrário, na rodovia, vinha um comboio de umas 70 motos. Fiz o sinal de cumprimento e a maioria dos motociclistas também fez. Foi emocionante! Esse é o espírito motociclista.

Impressões

O evento é bem organizado, tem uma boa estrutura, recebe gente do país inteiro. É um local seguro e divertido, é um evento de entretenimento. As coisas são um pouco caras, mas quase não tem fila e há várias opções de alimentação.

Recomendo o evento com certeza. É uma boa experiência participar de uma celebração desse tamanho.

NÃO É O DESTINO.

É O TRAJETO.

Abs,

MATS

4 comentários em “Flecha Prateada na terra do Peão de Boiadeiro – 17º Barretos Motorcycles 2018