Trocando os Pneus da NC750X

Qual colocar?

Na minha última viagem para São Thomé das Letras/MG falei que seria a última com os pneus originais Dunlop (frente) D609F Bridgestone BW-501 Radial G e Dunlop (traseiro) D609 Bridgestone BW-502 Radial G. Esses pneus me levaram por felizes 15 mil km sem um único furo, sem nenhum problema e me dando total segurança seja em terreno seco ou molhado com garupa.

Com 15k sentia que nas curvas a moto dava uns trancos principalmente na traseira. Estava sem segurança, a preocupação fazia parte da viagem e viajar assim não é legal, deixa de ser prazeroso, mas naturalmente o desgaste é normal e chegou o momento de decidir qual pneu colocar.

Pneu Traseiro Careca da NC750X
Pneu Dunlop Traseiro Original com 15k
Pneu Traseiro Careca da NC750X Dunlop
Pneu Traseiro Dunlop Original com 15 mil km
Pneu dianteiro da nc750
Pneu Dianteiro Dunlop com 15 mil km

Quando trocar o pneu da moto?

Um pneu careca pode colocar em risco a vida do piloto e garupa na hora de acelerar, andar na chuva e fazer curvas. Sabe o sulco, esses “cortes profundos” no pneu, também tem a função de drenar a água e caso eles estejam rasos a chance de acontecer uma queda é maior em dia de chuva.

Os pneus vêm com o TWI (Tread Wear Indicator) que nada mais são de que indicadores de quando se deve trocar o pneu, claro que visualmente você vai ver que o pneu está ficando careca e é hora de trocar.

E o seu pneu, tá meia vida?

Multa por pilotar com pneu careca

Embora não haja uma norma específica para a condição dos pneus,

o inciso XVIII do artigo 230 da lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 define que conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104 é infração grave, penalizada com multa e retenção do veículo para regularização. Atualmente, a multa é de R$-195,23 e o motorista ainda leva 5 pontos na CNH.

Fonte: Terra.com

Caso parem você e constatem que o pneu está careca e pode prejudicar a segurança, a moto pode ser levada pro pátio até que você consiga providenciar a regularização.

Não vai atrapalhar o seu passeio hein! Então viu que o pneu já partiu dessa pra melhor, é hora de trocar!

Opções de Pneu

A oferta no mercado é boa, tem pra todos os perfis e bolsos. Eu estou longe de ser um expert no assunto, mas vou compartilhar minha opinião, pesquisas e por qual motivo escolhi o pneu. Neste texto não tem certo ou errado, apenas experiências. Ok?

A primeira pergunta que me fiz foi:

Por quais caminhos quero andar este ano?

Minha resposta foi: estrada de terra (leve)/asfalto.

Comecei as pesquisas por pneus mistos. Nas medidas da NC750X 2017,

frente 120/70ZR17 e traseira 160/60ZR17

não encontrei muitas opções.

Apenas por curiosidade. Para entender, o que são essas medidas clique aqui.

Pesquisando nos fóruns fui percebendo que cada pessoa tem um perfil de pilotagem, uns levam mais em consideração a marca, outros segurança, outros design etc, ou seja, não tem uma regra. Bem, se é assim comecei a misturar pneus. A minha primeira ideia foi:

Frente: Pneu Honda Nx 400i Falcon 120/90-17 64s Mt90 Pirelli

pneu-honda-nx-400i-falcon-12090-17-64s-mt90-pirelli-D_NQ_NP_636845-MLB26577254974_122017-F
Pneu Honda Nx 400i Falcon 120/90-17 64s Mt90 Pirelli – R$381,34 (2/4/2018)

Traseiro: Pneu 150/70-17 69v – Bmw F800 Gs –  Technic

pneu-15070-17-69v-bmw-f800-gs-bico-gratis-technic-D_NQ_NP_740637-MLB26412707616_112017-F
Pneu 150/70-17 69v – Bmw F800 Gs –  Technic – R$369,00 (2/4/2018)

Como você deve ter percebido as medidas são diferentes das recomendadas pelo fabricante. Algumas pessoas dizem que não interfere uma medida para cima ou para baixo, mas não sei dizer se é verdade.

Conversando com o amigo Guilherme Bordon, motociclista experiente, ele me orientou por questões de segurança não fazer essa mistura. Falou para escolher sempre o par.

Mudei de ideia e decidi colocar pneus pra pilotagem em rodovia.

Pesquisa de Pneus – NC750X

Acho importante compartilhar essa pesquisa porque quando comecei a procurar não tinha a mínima ideia de qual pneu servia na NC750X 2017.

Encontrei o pneu AVON Trailrider – marca inglesa fundada em 1885.

Par de Pneus Avon Tyres Trailrider

(medidas exatas da moto)

par-pneus-avon-tyres-trailrider-honda-nc750x-D_NQ_NP_730967-MLB25894779814_082017-F
Par Pneus Avon Tyres Trailrider – R$1.448,00 (2/04/2018)

A próxima opção foi o Par de Pneus Pirelli Scorpion Trail 2 120 + 160 (medidas exatas da moto)

par-pneus-pirelli-scorpion-trail-2-120-160-nc-700-750-x-D_NQ_NP_581411-MLB20528804251_122015-F
Par de Pneus Pirelli Scorpion Trail 2 120 + 160 – R$1.659,00 (2/4/2018)

Agora o Par de Pneu 120 70 17 + 160 60 17 Pirelli Angel Gt

par-pneu-120-70-17-160-60-17-pirelli-angel-gt-D_NQ_NP_828558-MLB26812998083_022018-F
Par de Pneu 120 70 17 + 160 60 17 Pirelli Angel Gt – R$1.169,00 (2/4/2018)

A próxima opção foi o Par Pneu 120/70-17 + 160/60-17 Michelin Pilot Road 4 Radial

par-pneu-12070-17-16060-17-michelin-pilot-road-4-radial-D_NQ_NP_912521-MLB20786819275_062016-F
Par de Pneu Michelin Pilot Road 4 Radial – R$1.369,00 (2/4/2018)

O Leandro Mello fez um vídeo sobre o lançamento da quinta geração desse pneu, o Michelin Pilot Road 5.

Também achei o Par de Pneus Technic Stroker 120/70-17 E 160/60-17

par-de-pneus-technic-stroker-12070-17-e-16060-17-D_NQ_NP_893742-MLB27061888828_032018-F
Pneus Technic 120/70-17 E 160/60-17 – R$669,90 (2/4/2018)

Pneu que escolhi pra Flecha Prateada

No começo do texto comecei fazendo um pergunta para me ajudar na decisão da escolha do pneu. Na reta final da escolha me perguntei quais pneus posso utilizar até outubro de 2018? Explico melhor.

Neste ano estou planejando uma viagem mais longa de 10 mil a 12mil km. Na minha opinião para uma viagem como essa é essencial sair com pneus que deem poucos problemas e sejam mais confiáveis.

Portanto minha ideia foi economizar agora comprando pneus mais baratos para rodar por perto e investir mais nos pneus da viagem.

Então com base nessa ideia comprei os pneus Technic.

par de pneu technic nc750
Chegou bem embalado e em perfeito estado
Pneu 120_70ZR17 e 160_60ZR17
Pneu Technic para NC750X

 

 

Esses são pneus fabricados em São Paulo/SP. Tem muitas reclamações no Reclame Aqui, levei em consideração isso, mas também levei em consideração as experiências relatadas pelos donos de NC que usaram esse pneu. A maioria deles falou bem. Penso que cada pessoa tem um estilo de pilotagem, o meu por exemplo é tranquilo, portanto decidi experimentar para ter uma opinião concreta sobre o pneu e futuramente compartilhar com os amigos motociclistas. No dia que troquei andei por uns 300km até a cidade de Jales/SP. Rodei com cautela principalmente por causa da cera do pneu que serve para preserva o mesmo até a venda para borracha não ressecar, cera que deixa o pneu bem liso.

pneu technic instalado
Pneu Technic traseiro instalado na NC750X

Durante esse trecho senti a moto mais solta e com mais mobilidade para pilotar e fazer curvas. É incrível, mas agora a moto está fazendo curva sozinha, deitando . Vou levar um tempinho pra me acostumar hehe.

pneu technic é bom
Flecha Prateada com Pneus Technic
pneu technic nc750
Pneu Technic na frente da NC750X

Ainda é cedo para tirar conclusões mais precisas, mas vou reeditar este texto com minhas impressões quando chegar nos 1 mil, 3 mil e 5mil km. Visualmente a moto ficou com um design mais arrojado.

Ah! Pra trocar os pneus e balancear uma empresa aqui na minha cidade cobrou R$150 pilas!

Lembrando que este texto é só um compartilhamento de experiência. Cada um escolhe o que quer e o que se sentir mais seguro e confortável.

01/03/2019  – Conclusões Pneu Technic

Em outubro de 2018 eu e a garupa viajamos com o pneu Technic para Bolívia, Argentina, Chile e Peru. Pelos três primeiros países os pneus foram bem, mas chegando no Peru entre as cidades de Puno e Juliaca percebi que a moto perdeu rendimento, parecido com o que tinha acontecido no Atacama, acelerava e nada, de repente senti que o pneu traseiro sambou um pouco e a roda tinha encostado no chão, joguei pro mini acostamento de meio metro. Olhamos o pneu e ele estava murcho.O pneu Technic havia rasgado.

O pneu traseiro Technic aguentou exatos 9 mil km. Para andar trajetos curtos , próximo de casa e só asfalto ele vai bem, mas não encara uma viagem longa e com peso, infelizmente.

Não é o destino. É o trajeto!

Abs,

MATS

 

27 comentários em “Trocando os Pneus da NC750X

Adicione o seu

    1. Minha nossa, eu estava bem prestes em adquirir para a “Verdinha de Painho” (NC 750 – 2018 – Verde) esses pneus, tanto o traseiro, como o dianteiro. Você está de parabéns pela pessoal explanação/experiência. Em resumo: Pra mim a marca desses pneus num dá! Pois tanto está aqui ao lado de casa indo a um supermercado ou ao shopping, como também de uma hora pra outra, posso pegar (e pego sempre!) a estrada! MUITO OBRIGADO!

      Curtir

    1. Amigo, primeiramente, parabéns pelo blog! Excelente!
      Estou querendo trocar pra NC 750 X, mas queria lhe fazer uma pergunta. Em tempos de chuva, quando o asfalto está molhado, a carenagem da moto é suficiente pra que não molhe os pés e a barra da calça, ou o paralama não consegue fazer essa “proteção”?
      Desde já, agradeço a atenção!

      Curtir

  1. Cara acabei de pegar uma 700x 13/14, e os pneus estão quadrados, então estou aqui na minha pesquisa vendo a opinião de todos e seu relato, que é muito bom e dá a qualquer um a real dimensão de qual pneu escolher, ou até mesmo qual não escolher. Como vc mesmo fala “Não é o destino. É o trajeto.”
    Estou em busca de durabilidade e muita, mas muita segurança, pois começarei a viajar e quero um pneu bem versátil. As estradas de Salvador/Bahia já não são muito boas. Tenha uma ótima viagem e um melhor ainda retorno.

    Curtir

  2. Amigo boa tarde, estou surpreso com sua coragem, colocar um pneu techns para fazer uma viagem tão longa, fui ao Atacama e rodei 10. mil kms com a moto, NC 750x, na revisão, minha loja de confiança colocou sem minha permissão o Metezeler Nex Taurense, os dois ficarão 1600,00, quase morri de raiva, mas já estava montado ficou, na Argentina pegamos muita chuva, onde cheguei a conclusão que valeu a pena o dinheirão investido. O traseiro ficou quadrado, mas aguentou o passeio, o dianteiro rodou uns 17 mil, e traseiro 14 mil. Como temos uma NC igualzinha, não economize em pneu, pastilha de freios e transmissão, não vale a pena. Abraços

    Curtir

  3. Olá! Rapaz, o pneu original da minha moto rodou 7 mil só, estou indignado com isso. Estou na dúvida entre o road 5 e o Avon, acho que vou de Avon pelo fato dele me permitir uma estrada não pavimentada. Agora este pneu seu, original, rodar isso tudo me deixou mais encucado com o que houve com o meu. Estou sempre acompanhado suas postagens! Abraços e bon ventos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Minha nossa, eu estava bem prestes em adquirir para a “Verdinha de Painho” (NC 750 – 2018 – Verde) esses pneus, tanto o traseiro, como o dianteiro. No entanto, graças a você e comentários de outros, me fizeram detectar que marca desses pneus, não é aconselhável, pois na minha modesta concepção: PNEU É O 1º ITEM DE CONFIANÇA! Você está de parabéns pela sua pessoal explanação/experiência. Sim outra coisa: Você vai adorar o Metzeler, com certeza! É caro, mas vale apena à pena! Mesmo atualmente com pouco recurso financeiro, acho que irei também adquirir o Metzeler. Sempre os tive nas minhas V-Strom! Obrigado e um forte abraço!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comece um blog no WordPress.com.

Acima ↑