Se você está nesta fase da relação com a sua moto, das duas uma:
- Você aproveitou cada km que ela te proporcionou
- Você não cuidou tão bem da sua relação
De qualquer forma se este momento chegou sinto informar que você terá que preparar o bolso. Dos itens de manutenção, acho a relação bem cara juntamente com pneus.
A Flecha Prateada rodou com a relação original seus 34,5 mil km. Confesso que não sei se é bom ou ruim e não sei em qual das duas opções acima eu me enquadro 🙂
Por que troquei a relação?
Toda vez que ia ajustar a relação ela nunca dava aperto uniforme, ou apertava em cima e ficava folgada embaixo e vice versa, além de fazer barulho.
A NC750 é famosa por seu baixo consumo de combustível, nesse quesito a Flecha estava fazendo no máximo 22km/L, abaixo do que se espera dessa moto que em alguns casos faz até 30km/L (nuca fiz essa média).
Outro ponto importante e que vou falar da consequência mais à frente foi que eu tinha que enrolar mais o cabo para manter uma aceleração média, o que resultou em uma lesão.
Trocando a relação da NC750X 2017
Bem depois de algumas pesquisas e dicas dos grupos optei por esta relação:
Descrição do Vendedor:
KIT RELAÇÃO RIFFEL + CORRENTE JAPONESA DID
COMPATÍVEL COM:
HONDA NC700X E NC750X (TODAS)KIT COMPOSTO DE:
– PINHÃO AÇO TEMPERADO 17 DENTES
– COROA AÇO 1045 43 DENTES
– CORRENTE JAPONESA DID VX 525 X 116 COM RETENTOR X-RING
– EMENDA REBITAR/REMANCHESobre pinhão e coroa Riffel:
– Coroas e pinhões para motos de alta cilindrada.
– Relações diferenciadas. Melhor performance nas pistas.
– Ideal para motocicletas de grandes cilindradas.
– Coroa produzida em aço 1045 Riffel e pinhão temperado.
– Peças zincadas. Mais resistentes.
– Peças usinadas em máquinas CNC.
– Garantia de qualidade e tecnologia Riffel.A RIFFEL é pioneira na utilização do aço 1045. Uma matéria-prima à base de carbono, mais resistente e durável em peças criadas para motos de alta e baixa cilindrada. Por isso, é fornecedora de kits de relação para as principais montadoras do país.
Sobre Correntes DID:
– Corrente japonesa selada com X-Rings, para longa durabilidade, com o mínimo de manutenção.
– A tecnologia exclusiva do processo de montagem, combinada com materiais especiais usados na fabricação dos pinos, roletes, elos e retentores, além de um lubrificante especial, asseguram alta qualidade e vida útil no uso em rodovias e off road.
– Acompanha emenda de rebitar.
Relação Nova na NC750
Depois que troquei a relação viajei para o encontro VMAS – Viagem de Moto América do Sul que aconteceu em Ipeúna/SP, junho 2019, cerca de uns 500km rodados. Impressões:
- Acabou o barulho
- A moto ficou suave
- Cheguei a fazer 25km/L (sem mentira)
- Minha lesão não doeu.
Lesão no Punho
Rodei cerca de 10 mil km na viagem para a Bolívia e não senti nada no punho. Assim que voltei resolvi trocar a luva, comprei pela internet e ela ficou bem justa, quase apertada. Resolvi ficar com ela mesmo assim. Fiz algumas viagens curtas de 400km e meu punho começou a doer até que fui até Maringá/PR e quase não cheguei em casa de tanta dor. Fui ao médico e fui diagnosticado com isso (não sei nem falar):
Minhas hipóteses para o que aconteceu:
- Luva apertada
- Relação da moto ruim
Falo da relação porque o esforço para acelerar era maior, inclinava mais o punho por longos períodos. Depois que troquei a relação o esforço é menor e na última viagem não senti nenhuma dor.
Fica a dica!
Kit Relação por Correia para NC750
No encontro VMAS uma empresa que instala relação de correia estava apresentando seus produtos. Segundo o vendedor, em uma NC que instalou o kit estava com 200 mil km sem precisar apertar. O vendedor também informou que não precisava fazer nenhuma modificação na moto. Sinceramente não conheço ninguém que tenha instalado. Vai saber!
Mas a quem interessar, abaixo algumas fotos:
Muito bom conteudo. De um companheiro de Portugal.
Apeoveito para deixar o link do mei blog. http://www.curvacontracurva.pt
Boss curvas
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Que bom que gostou! Valeu mesmo! Vou acessar seu blog. Abraço!
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Estou obrigado. Diz que tem 17 mas conto 16 dentes no pinhão. Tem um lado bom pois isso te daria uma economia maior, mas está diferente do original. Confere? Ou contei errado? No mais boa sorte. Independente disso economizar sempre é bom RS. Bons ventos.
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Oi Davi! É isso mesmo! não tinha percebido hehehe O pinhão tem 16 dentes, no anúncio falava 43×17, eu deveria ter percebido isso qdo chegou. Agora já que está instalado, vamos rodar! Grande abraço!
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O que vc achou com 16 dentes??
A minha esta com 16 e acho muito melhor, ficou muito mais “leve” mais forca, e tork, acho que o consumo abaixou um bucado tambem….
Prefiro com 16, se faz bem ou mal, ja nao sei dizer, mas gostei muito dela assim…
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Eu gostei cara, eu senti que preciso fazer menos força no acelerador ao mesmo tempo menos força no punho. Tb achei q economizou mais a gasosa. Tô bem satisfeito! Acredito q não faz mal não pq é tudo reguladinho, já fiz algumas revisões e nunca apresentou nenhum problema! Abs!
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Valeu amigo por compartilhar a sua experiência. Minha NC está com 53 mil km e ta estralando demais a relação. Terei que trocar em breve. Mas continua fazendo tranquilo 28/litro. Ando sempre em baixa rotação e ando apenas em asfalto. Abração.
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Se a sua relação for original vc cuidou muito bem! 53 mil é muita coisa. A minha não faz essa quilometragem, no máximo fez 25km/l, mas ando mais forte, aí não tem como mesmo.
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A minha está com 56k e estou na segunda relação que troquei pra ir ao Ushuaia. A relação vai longe ainda hein! Fazendo a manutenção certinha dura muito! Abs!
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Opa muito obg pelo esclarecimento. A minha relacao está do mesmo jeito aff. Só que não cuidei muito. 28 mil km. Como e a minha primeira nc 750 e estou apaixonado com ela eu não sabia identificar isso direito e na hora de ajustar a corrente era este perrengue. Muito grato viu. Fui para o Uruguai com a moto. Muito boa
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